domingo, 1 de julho de 2012

OVA E OVO



Ova é ovo? Acho que é similar. Ela é dos peixes, ele das aves e os dois com a mesma função: reprodução, conservação das espécies. Ela é múltipla (aliás, plurais como todas Elas, não é?) e ele é unzinho só.

Olhando o que escrevi... Ova é dos peixes, ovo das aves, não deveria ser o inverso?

Ova é um substantivo feminino e ovo um substantivo masculino... Sei que você sabe disso, não estou menosprezando seu aprendizado das primeiras séries escolares, só estou raciocinando, entenda! Continuando meu raciocínio interrompido por sua má interpretação das minhas palavras... Peixe é substantivo masculino e ave feminino, então muito mais lógico e racional que fossem ovo do peixe e ova da ave! Concorda?

Será que isso faria uma grande diferença no estudo da Ornitologia?
Ah... Não precisa pegar o dicionário, colo aqui a explicação encontrada no Google, onde busquei essa palavra que também não sabia: “A ornitologia é o ramo da ciência biológica dedicada ao estudo das aves”.

E no estudo da Ictiologia, alguma diferença? 

Esse nome encontrei na Wikipédia, também através do Google, como já concluiu, isso se já não falou uma “palavra grande” e saiu ... Será? 

Vou considerar que você é paciente, que já me conhece um pouquinho e sabe que se sair sem me ler, vou sofrer chorar e me descabelar, e continua aí, então revelo o enigma: Ictiologia é o estudo dos peixes!

É, não sei que dificuldade encontrariam nesses estudos com a troca!

E na gramática da língua portuguesa?

Essa mudança na determinação de ova de ave e ovo de peixe modifica o estudo das palavras, ova e ovo, na Morfologia? Juro que essa palavra já conheço de longo, longo tempo. E no Hibridismo que estuda a formação das palavras, ovo e ova? Alguma diferença? Confesso que essa “Hibridismo” é novidade para mim.

Não vejo nenhuma, então decreto: hoje falarei ova de ave e ovo de peixe!  E fim!

Agora vou fritar duas ovas de galinha para comer com pão, está servido/a?

..........................................................................

Explicação (desconfio que, necessária: Fiz uso de uma técnica para quando acontece o odiado “Branco Cerebral”, peguei duas palavras aleatórias e intercalei PO entre elas e a partir dessa frase, criei esse texto maluco. As palavras foram: OVA po DICA. Falei de ova e dei dicas para quem vai prestar vestibular, ou concurso, ou gosta de resolver palavras cruzadas, ou é curioso. Venci meu desafio? 

Hun... Desconfio que não deveria ter feito essa pergunta, talvez alguém me diga:  “Dicas uma Ova!”


Se algum maluco semelhante a mim, quiser saber como “pegar” as palavras aleatórias, pergunta aí nos comentários que ensino, ok?

5 comentários:

  1. Como faço isso Hilda? kkkkkkk
    Sou, sua fã já sabes disso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Estou linkando seu blog no meu blog "Café da manhã..." e no "Comentando"...gosto de vir aqui ler o que vc escreve...abçs...também colocarei no Fazendo arte...

    ResponderExcluir
  3. Vigilante, faça assim: abra um dicionário num página cujo número vc se determinou antes, depois pense em outro númeo, tipo tua idade ou horas no momento, qualquer um,mas com algum significado, Aí vá para a pg aberta e conta até o número que determinou. Se a palavra for um substantivo, pegue ela, se não for desça até encontrar um substantivo.
    A segunda palvra: abra um livro ou jornal ou qualquer texto e corra o dedo sem olhar pelo texto, pare qdo quiser, se onde o dedo parou for um substantivo, ótimo ele será sua segunda palavra, se não siga no texto até encontrar um substantivo. Intercale PO entre as duas, ex: Ova PO Dicas
    Concentre-se nelas e voilá um texto, as vezes doidos como esse que escrevi!

    ResponderExcluir
  4. Hilda fiquei triste com sua saída do Blog amigosdofael, mas lhe entendo perfeitamente, sentirei falta porque sempre gostei do que escrevia por lá, aliás deixei claro isso com o comentário que havia postado no Blog citado acima, se não me engano tinha sido o 3 comentário, mas infelizmente apagaram e não sei o porque, mas também nem quero saber, só lamento isso tudo, é tudo muito infantilidade.
    Só queria que soubesses, pois havia dito isso no Blog amigosdofael, que sempre terei você como colega virtual e uma admiradora da escritora Hilda e sempre estarei por aqui lendo e comentando os seus textos.
    Beijos no coração, fique sempre com Deus e sucesso em tudo na sua vida !
    Andrea Lemos - @Dea40

    ResponderExcluir
  5. Andréa agradeço a consideração por mim e os elogios aos meus desprentensiosos escritos.
    Muitas vezes precisamos tomar decisões que não são agradáveis como foi de deixar o Amigos do Fael, mas estamos por aqui e pelo twitter onde espero te encontrar...
    Beijos

    ResponderExcluir

Revele que esteve aqui!