domingo, 2 de setembro de 2012

PENSANDO - SIMONE DE BEAUVOIR E O AMOR


Simone de Beauvoir

Não há como se escapar da expressão do amor. Por ele vivemos, com ele estamos, por ele passamos. O amor é sina e passagem. Encontro e Desencontro. Vida e Morte. Causa e Efeito”. (Simone de Beauvoir)

Simone de Beauvoir, nesse texto, resume todo tipo de amor que um ser pode sentir. Não é necessário acrescentar nenhuma outra expressão. É completo. Até a famosa frase do poeta: “Que seja eterno enquanto dure”, está no texto:

“O amor é sina e passagem”... É passagem, é um tempo de amor, que ao passar, deixa amizade, companheirismo. Ou decepções, mas este não foi amor, pode ter sido deslumbramento, paixão, ilusão, pois amor, amor mesmo não causa sofrimento, nem deixa recordações tristes, somente ficam as felizes que nos criam sorrisos nos lábios e na alma ao relembrá-las.

Simone de Beauvoir é tão completa em sua definição, que até o Amor de Deus por nós, na entrega de seu Filho à Morte, está expresso no texto em amor é “Vida e Morte”.

Mas, definições são verdades fechadas?

“Encontro e Desencontro” Por que acontece o desencontro? Será por amarmos condicionalmente, com a presença constante do “se”? Será por, no tempo do amor, só vermos a beleza e as qualidades? E quando os olhos além de olharem, também enxergam, acontece a decepção, o desencontro? Ou será que o amor se desgasta como um sabão? Ou cansa? Aprisiona?

“Causa e Efeito” Se souber perceber claramente todas as “Causas” e não as esquecê-las jamais, o tempo de amor deixará de ser somente uma passagem? Ou melhor, ao vivenciar sempre essas “Causas” o “Efeito” permanecerá?

Pode-se definir o amor, mas explicá-lo...
Até hoje os poetas tentam, todos que amam ou pelo menos, uma vez amaram, também procuram decifrá-lo, até cientistas estudaram o cérebro humano nessa busca, vasculharam e nada concluíram. Os estudos continuam...

Amor é abstrato, é bem-aventurança, é privilégio, é dádiva.

Só sei que, com definição ou não, entendendo ou não...
Vivamos o Amor! Ou a lembrança de um que foi.

Uma excelente semana amorosa para você!


De um site científico: 
“E, realmente, foram identificadas áreas comuns no cérebro associadas a todos os tipos de amor, mas também áreas distintas. O amor apaixonado, por exemplo, aciona a área do sistema de recompensas do cérebro. LeiaAqui o Texto Completo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revele que esteve aqui!