sábado, 21 de outubro de 2017

Historia de um domingo



Historinha para Domingo

_Parem de brigar e arrumem alguma brincadeira! Ela ordenou aos filhos.

_ Meu Deus, preciso de alguém que me ajude! Não dou conta de tudo sozinha!

O marido nem ouvia, entretido pela música que tocava e ele até acompanhava o ritmo batendo com os dedos no sofá. Final de semana é para descansar...

_ Venham almoçar, ela chama filhos e marido.

Acabado o almoço todos se retiram da mesa, só ela fica sentada, olhando para a louça e talheres que precisam ser lavados. Se não tivesse dispensado a empregada, faria como antes, arrumava numa bacia e deixava para ela cuidar na segunda-feira e a roupa também. É verdade que tudo mal feito, mas ela, com o pouco tempo dos finais de semana fazia ainda pior! E sairia para o trabalho já cansada e irritada pela demora dos filhos em tomarem o café e pegarem seus materiais da escola, onde ela os deixaria. Estava nesses pensamentos quando o interfone toca e ela atende:

_ Queria falar com a senhora, procuro trabalho em casa de família.

Seu primeiro impulso foi dizer que não. Como contratar alguém dessa forma? Mas quando olhou para a mesa, resolveu...

_ Vou conversar com você.

Era nova, perto dos trinta anos, não tinha referências, pois era sua primeira tentativa como empregada doméstica. Mas seus olhos transmitiam paz e seu sorriso bondade.

Ela resolveu experimentar o trabalho da Graça, o nome dela. Tomaria todos os cuidados necessários para não ser surpreendida em furtos. A moça trazia pequena bagagem e ela a acomodou num quartinho da área de serviço, no meio de roupas para passar, brinquedos, ferramentas e vassouras, e tudo o que não queria dentro de casa.

Graça a cada dia a surpreendia em seu trabalho e sempre com o mesmo olhar e sorriso. Aos poucos tudo ficou em ordem, organizado e limpo. As crianças estavam mais tranquilas, alegres, o marido participante das questões dos filhos, ajudava-os com as lições e aos seus pedidos, até rezava junto com eles ao deitarem, as orações que Graça os ensinara. 

Ela estava feliz, tinha agora algum tempo só para si, coisa que desde o nascimento do primeiro filho se tornara impossível. Graça depois de um tempo passou a fazer as compras de supermercado, a ajudar as crianças se preparem para a ida à escola e passou a leva-las também. Mas ela continuou com todos os cuidados iniciais, ouviu o conselho das amigas para não amolecer com a empregada, pois isso a faria sentir-se necessária e relaxar no trabalho e também, não criar intimidades entre elas, ser sempre a patroa e ela, a empregada.

Num domingo, a família acordou e juntos foram tomar o café da manhã. Encontraram a mesa bem arrumada como sempre, bolo ainda quente, pães, sucos, frios e frutas, queijo, geléia e mel, mas estranharam a ausência da Graça. E surpresos notaram que ela se fora...

....................................................................... 


“Elias há de vir para repor tudo em ordem; digo-vos, porém, que Elias já veio; e não o reconheceram, mas fizeram dele o que quiseram.”  Matheus 17, 5-18, 11


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revele que esteve aqui!